(11) 5189-9020

Conheça os principais recursos do novo Bentley topoGRAPH.

TOPOGRAFIA

Topografia é a base de qualquer obra projetada e trabalhada por engenheiros e arquitetos. Qualquer que seja a natureza da obra - viária, ferroviária, metroviária, construção de casas e edifícios, urbanismo, drenagem, águas e esgoto, etc. - todas se assentam sobre uma infraestrutura fundamental que é o terreno. E a mensuração que se executa sobre o terreno é o principal objeto da topografia.

 

Cadernetas de Campo

 

O Bentley topoGRAPH oferece ferramentas para aquisição de dados topográficos vindos de diferentes fontes, tais como: coletores de dados, a maioria das estações totais do mercado, documento de texto em ASCII, convertidos do topoGRAPH 98SE e até anotações manuais. Dados oriundos de coletores e estações totais podem ser transmitidos diretamente para um documento do tipo caderneta de campo e apresentado sobre a forma de tabela e vista gráfica. Se as estações definidas nas tabelas possuírem informação de localização e posição, a vista gráfica pode mostrar o desenho de todas as poligonais que podem ser criadas com os dados do documento. Para cada poligonal ou irradiações calculadas, um documento é criado e associado à caderneta de campo. Estes documentos quando abertos são apresentados em formato de tabela com uma vista gráfica associada.

 

Coordenadas

 

O Bentley topoGRAPH trabalha com coordenadas topográficas (arbitrárias ou locais), UTM, Geodésicas e Cartesianas, sendo que cada sistema exige um documento próprio. Cada um destes documentos quando aberto é apresentado em formato de tabela, e no caso de coordenadas topográficas, uma vista gráfica é associada à tabela. Para transformar coordenadas entre os vários sistemas basta arrastar o documento que deseja transformar e soltar sobre o formato desejado. A ferramenta de aquisição de coordenadas são as mesmas da caderneta de campo, e se forem oriundos de coletores ou estações totais podem ser transmitidos diretamente como documento de coordenadas topográfica

MOVIMENTO DE TERRAS

Seções Transversais

 

As seções transversais são obtidas criando grupos de perfis como Terreno natural, Medição, Nível geológico, etc. e então interpolando, no caso do Terreno natural, utilizando o MDT conectado. Com as seções transversais definidas, é possível associar as seçõestipo a serem utilizadas no projeto, definir as superelevações e superlarguras, calcular o projeto para cada seção, examiná-las na vista gráfica e calcular o volume de terraplenagem.

 

O Bentley topoGRAPH disponibiliza o método da centroide (teorema de Pappus) para o cálculo de volume do pavimento em trecho de curva. O conteúdo de todas as vistas gráficas pode ser transformado em elementos CAD, utilizando a operação de arrastar e soltar. Todas as tabelas disponibilizam a opção de gerar relatórios que podem ser impressos ou salvos em arquivo. Em particular para o Vias é possível gerar notas de serviços definidos pelo usuário.

PROJETOS DE VIAS

O Vias oferece as ferramentas necessárias para a criação de alinhamentos horizontais, estaqueamentos, alinhamentos verticais e seções transversais com aplicação direta na elaboração de projetos de estradas, ferrovias, arruamento, canais, etc.

 

Alinhamento Horizontal Os dados de cada PIH são introduzidos, editados ou excluídos utilizando uma interface consistente a qual está associada uma vista gráfica. A interface e a vista gráfica trabalham em conjunto, de tal modo que as modificações feitas na interface são atualizadas na vista gráfica e vice-versa.

 

Existe ainda a opção de definir os elementos de um alinhamento horizontal somente pela vista gráfica onde as retas e curvas são desenhadas de acordo com o movimento do mouse. Se os elementos CAD de um alinhamento (tangentes, arcos e clotoides) já existirem no desenho e estiverem conectados como um traçado horizontal, é possível criar um alinhamento horizontal a partir dos elementos selecionados. Vários estaqueamentos podem ser associados a um único documento de alinhamento horizontal e cada estaqueamento pode conter um documento de alinhamento vertical que por sua vez pode conter um documento de seções transversais. Para obter o perfil longitudinal por interpolação é necessário conectar um  MDT ao alinhamento horizontal. Isto é feito arrastando o MDT e soltando sobre o alinhamento horizontal.

NUVEM DE PONTOS

Modelo Digital do Terreno (MDT)

 

O MDT do Bentley topoGRAPH pode ser criado a partir de pontos no modelo de desenho. Tais pontos podem ser criados utilizando as ferramentas CAD, importando nuvem de pontos no formato de arquivos de texto ou convertendo pontos do TG98SE. Existe ainda a opção de importar um MDT pronto do tipo XYZ, MDT, DEM, LandXML, LiDAR, GeoPaK TIN ou GeoPak DAT. Sobre o MDT é possível executar as seguintes operações: excluir, incluir e mover vértices, excluir lados de triângulos, trocar lados de triângulos, excluir triângulos, excluir feições, selecionar e processar linhas obrigatórias, selecionar e processar linhas de quebra, processar linha de fronteira, calcular volumes e mesclar com outro MDT. O MDT ainda torna possível a operação de interpolação para obtenção de perfis do terreno natural, como os do alinhamento horizontal e das seções transversais nos pontos do estaqueamento.

GEORREFERENCIAMENTO

O georreferenciamento no Bentley topoGRAPH foi atualizado para atender a terceira edição da Norma Técnica para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O imóvel deve ser criado selecionando o seu contorno no modelo de desenho e então deve ser completado com as informações de nome, proprietário, certificador, local, município, UF, gleba, tipos de limite, nomes dos confrontantes, etc. Os pontos dos vértices podem ser renumerados automaticamente de acordo com a norma, se necessário.

 

Loteamento

 

Loteamento é a solução do Bentley topoGRAPH para os cálculos e desenhos que envolvem parcelamento de solo com divisão de terras em forma de lotes. O loteamento é criado com nome, localização, município, com ou sem a informação de georreferenciamento, etc., assim como as configurações a serem utilizadas no dimensionamento de áreas, ângulos, distâncias e elementos do desenho. Com o loteamento criado, os lotes podem ser criados e adicionados. Para a criação do lote, os limites geométricos do lote já devem existir e serem selecionados. Informações como a quadra a qual pertence, nome/número, área/ perímetro, dedução, etc., podem ser incluídas na criação.

MÓDULO GRÁFICO 3D

O Módulo Gráfico do Bentley topoGRAPH foi a parte que mais evoluiu em relação à versão anterior. Com a integração à plataforma CAD da Bentley tornou-se uma solução completa, um CAD verdadeiramente 3D com todas as ferramentas nativas que só um produto poderoso pode disponibilizar. Tudo isso e mais as ferramentas desenvolvidas exclusivamente para facilitar seu trabalho com topografia ou projetos de estradas. Carregue seus pontos, traçados, perfis longitudinais ou seções transversais. Finalize seus desenhos, posicione as folhas e plote facilmente utilizando somente um software.

Não perca mais tempo. Adquira ou atualize já o seu Bentley topoGRAPH!

Rua Verbo Divino, 2001, Torre A, Conjunto 152

Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP  CEP:04719-002

+55 11 5189 9020

Das 08:30 às 17:30 / Segunda à Sexta-feira

contato@topograph.com.br

Vendas e Suporte Técnico

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

2017 Copyright Bentley Systems, Incorporated | Política de Privacidade | Termo de Privacidade